segunda-feira, 30 de abril de 2012

Do inferno na Europa ao paraíso em Portugal! - Porto bicampeão português





É um fato, que nos últimos anos a equipe do FC Porto tem um dos melhores times de Portugal, e da Europa. Mas no entanto, após os deslizes seguidos, na Liga dos Campeões da Uefa, e depois na Liga Europa, a torcida portista ficou com o pé atrás com o time, mas o melhor estava por vir com o 26º titulo da Liga Zon Sagres.

O Benfica, melhorou a qualidade do seu plantel há duas temporadas, e fez frente ao Porto no português até aonde pôde, e o Sporting apenas luta por fora, dando ênfase à Liga Europa, na qual foi eliminado nas semi-finais e há tempo já não tem um time competitivo no cenário português infelizmente, e deixou-se inclusive ser passado como terceira força do futebol português (no momento) pelo Sporting de Braga.

O Porto que foi eliminado precocemente na Liga dos Campeões, dentro de um grupo considerado fácil por muitos, com Shakhtar Donestsk (UCR), Zenit (RUS) e APOEL (CHP), no qual o time português ficou em terceiro lugar garantindo-se na Liga Europa, deixou o torcedor do Dragão com o pé atrás dentro do campeonato português, pois também deixou Benfica e Braga encostarem nas primeiras colocações, logo após a eliminação do principal torneio europeu, em um jogo na Rússia, por 0x0 com o Zenit, que classificou à equipe russa para o mata mata da UCL.



Logo após a eliminação, por consolação o time do norte português foi começar sua jornada rumo ao bicampeonato da Liga Europa, no entanto o mais pessimista dos torcedores azuis não iria imaginar o massacre sofrido pelo Porto, tanto no Dragão, quanto na Inglaterra, pelo Manchester City, que iria avançar pros oitavos de final com um placar agregado de 6x1 sobre os comandados do técnico Vítor Pereira.

Após duas eliminações seguidas em competições continentais o time de Hulk, João Moutinho, Lucho Gonzales e companhia voltaram-se para os campeonatos nacionais, o Português e a Taça da Liga. No primeiro o Porto ficou na frente da competição, por 17 jornadas, sendo perseguido ponto a ponto pelo arquirrival Benfica, do qual faço-me torcedor assíduo, porém o Porto sempre levou à melhor, e não deu chance para o azar, perdendo pontos para times de menor expressão, como o Benfica o fez durante várias jornadas, e no confronto direto dentro da Luz, sucumbiu para o Porto. Após a eliminação da Taça da Liga, na semi-final para o Benfca, a Liga Portuguesa virou prioridade para o Dragão.

O Porto fez com que uma competição que seria secundária na temporada se tornasse o  objetivo principal, e com méritos e com três jornadas de antecipação conquistou o bicampeonato após vencer por  2x0, o ja garantido na Liga Europa, Marítimo e com uma atuação magistral do brasileiro Hulk. De olho no outro jogo, e torcendo para que o Benfica não triunfasse sobre o Rio-Ave, na Vila do Conde. E a torcida adiantou, os encarnados da Luz, apenas empataram por 2x2, e o Porto sagrou-se pela 26ª vez.

Nada mais mudará na parte de cima da tabela, o Benfica deve assegurar a segunda colocação e junto com o Braga em terceiro, e o campeão Porto, estará na Liga dos Campeões, o Braga deverá ainda jogar a pré-Liga dos Campeões, enquanto os dois maiores irão à fase de grupos diretamente. A Liga Europa também já tem seus dois representantes definidos, nenhum time mais pode alcançar Sporting e Marítimo, e os dois já lá estão no segundo torneio europeu de maior importância.

Já na parte de baixo da classificação três equipes brigam e apenas uma se salvará, Feirense, Académica e União de Leiria brigam a última com problemas salariais de atletas, deve ser rebaixada, com a tabela mais favorável, e deveras mais fácil o Feirense terá uma chance maior de se safar, empurrando Leiria, e Académica a disputar a Liga Orangina.

Na artilharia, brigam Ó. Cardozo (Benfica) e Lima (Braga). Dois sulamericanos de destaque no futebol
português.

É ISSO, PARABÉNS PORTO! 26 VEZES CAMPEÃO PORTUGUÊS



2 comentários:

  1. É... futebol é mesmo a arte do imponderável.

    Na mesma velocidade que o mundo dá voltas, os clubes aprontam os seus. Quem diria, aqui no Brasil, que o Corinthians, eliminado pelo Tolima na pré-Libertadores, foi um dos favoritos no Campeonato Paulista, mas acabou eliminado pela Ponte Preta?

    E quem diria que o Barcelona, o mesmo que deu um pau de 4 a 0 no Santos pelo Mundial de Clubes do ano passado, foi o mesmo time eliminado agora pelo Chelsea na Liga dos Campeões.

    Do inferno na Europa ao paraíso em Portugal, o Porto faz valer a máxima desse esporte: Com certeza, o futebol é mesmo a arte do imponderável.

    ResponderExcluir
  2. Sou Sporting, mas ao passar pelo Porto em janeiro.....me apaixonei pela cidade.
    Parabéns Porto.

    ResponderExcluir